Ar Condicionado Automotivo – Prepare-se para o Verão

Já estamos em outubro, o ano passou voando, e com o verão já batendo na porta devemos nos preparar para o calor dessa época maravilhosa, mas que para muitos pode ser desgastante, pois as pessoas que não possuem o conforto de um ar condicionado acabam se desgastando muito nessa época.

Festas, férias, final de ano, início do novo ano, aquela correria total nos comércios, e o calor pegando, colocando o cérebro de qualquer pessoa a prova.

Agora imagine você, pegando aquele trânsito numa viagem de final de ano, aquele calor descomunal… e de repente o ar condicionado de seu carro para… tenho certeza de que muitos adjetivos não faltarão para você nesse momento, a hora que mais precisa o sistema de ar condicionado automotivo do seu carro falha. Já pensou nessa hipótese? Muito ruim não acha? Mas calma, daremos aqui hoje dicas de como se prevenir desses inconvenientes.

Como posso fazer para que o ar condicionado de meu carro não me deixe na mão ?

Embora 90% das pessoas não saibam, mas esses inconvenientes com o ar condicionado são fáceis de resolver, pelo fato dos sistemas de ar condicionado serem na maioria das vezes robustos, sistemas que não apresentam falha durante anos, esses sistemas quebram, e em 99% dos casos um sistema de ar condicionado para de funcionar corretamente por falta de manutenção.

É isso mesmo, sistemas de ar condicionado precisam de revisões preventivas para que seu funcionamento seja 100%, tanto de funcionamento, quanto de rendimento.

Mas o que se faz em uma revisão de ar condicionado automotivo ?

Hoje estamos aqui falando de ar condicionado automotivo apenas ok, embora o sistema seja semelhante aos demais, vamos aqui expor suas particularidades que só o sistema automotivo possui. Uma revisão de ar condicionado veicular tem como objetivo avaliar diversos componentes do sistema, e esse método é designado por quilometragem, ou uma vez por ano, que é o ideal.

Em qual quilometragem devo revisar o ar condicionado do meu carro ?

Segundo especialistas do setor, o ideal é que se faça uma revisão do ar condicionado a cada 10.000 KM, ou uma vez por ano, nessa revisão são avaliados filtros do sistema, como o filtro secador e o filtro de cabine, nessa primeira revisão geralmente só se substitui o filtro de cabine e se faz uma higienização no sistema, para eliminar as impurezas do habitáculo do carro.

Na próxima revisão já nos recomendam a substituição do filtro secador e do Gás, fluído refrigerante, juntamente com o filtro de cabine e higienização do sistema novamente.

Mas se o funcionamento do ar condicionado está normal, porque devo fazer essa revisão ?

Um sistema de ar condicionado pode estar com seu funcionamento normal, mas saiba que devido ao uso, suas peças internas acabam tendo um desgaste, e como o óleo do sistema se mistura ao gás ( fluído refrigerante ), esse óleo acaba sendo contaminado por partículas derivadas do desgastes dessas peças e componentes, ou seja, a lubrificação de todo o sistema fica comprometida, uma vez que esse óleo já não possui mais as propriedades ideais de lubrificação.

Para isso se faz uma limpeza em todo o circuito de refrigeração do veículo, com um gás chamado 141-B que é próprio para limpeza do sistema, juntamente com a troca do filtro secador e substituição de óleo e fluído refrigerante (Gás), nessa mesma revisão o ideal também já é substituir todos os anéis vedadores, os ó’rings, pois assim evitamos futuras fugas de gás devido ao ressecamento dos mesmos.

sistema de ar condicionado automotivo

O mecânico de ar condicionado me falou que quanto mais usar o ar condicionado melhor, por que ?

Realmente todo sistema de ar condicionado quanto mais se usa melhor é, pois dessa forma o sistema se mantém lubrificado, e uma vez que o sistema está lubrificado você estará evitando a perda de gás por falta de lubrificação, pois como o Gás está sob pressão qualquer sinal de ressecamento dos anéis vedadores já são suficientes para um vazamento inesperado, sendo assim você poderá ficar sem o ar condicionado inesperadamente.

Por que tenho que fazer a carga de gás de meu carro uma vez por ano?

Esse problema até podemos dizer que é comum em alguns carros, mas em 90% dos casos das duas uma: ou o carro tem um micro vazamento que precisa ser reparado, ou você pode ser aquela pessoa que só usa o ar condicionado no verão, lembre-se que acima falei a respeito da lubrificação do sistema, e pessoas que não utilizam o ar condicionado no inverno, e só usam no verão fazem com que o sistema não seja lubrificado devido a falta de utilização.

Mas como vou usar o ar condicionado no inverno sendo que me falaram que não pode usar junto com o ar quente…

Essa dúvida é a mais comum, pessoal, você já ouviram falar do ar condicionado digital correto? Muito pensam que ele gela mais, que é melhor… Mas na realidade um sistema de ar condicionado digital só te dá o conforto de apertar uma tecla e ele regular a temperatura sozinho, nada mais que isso, o rendimento e o funcionamento é o mesmo, só que ele irá regular a temperatura para você, e como um sistema de ar condicionado digital faz isso?

controle ar condicionado automotivo analogico

Um sistema de ar condicionado digital possui sensores de temperatura em alguns lugares do veículo, esses sensores servem para que o sistema possa regular a temperatura selecionada no display de ar condicionado, e como o sistema regula a temperatura? O sistema regula a temperatura mesclando ar quente com ar gelado, apenas isso, é a mesma coisa que você fazer a regulagem manual no seletor de temperatura de seu carro, girando o seleto para a direita ( do azul para o vermelho ) e ajustando a temperatura mais confortável para você.

controle ar condicionado automotivo digital

Ou seja, saiba que um sistema de ar condicionado deve sim ser utilizado no inverno, inclusive pessoas que utilizam o ar condicionado todos os dias pelo fato de usar os vidros fechados, não respiram o ar poluído das cidades, pois utilizam o ar condicionado que utiliza o ar externo, porém filtrado, então fique claro que se pode usar o ar condicionado juntamente com o ar quente ok!

Leave a Comment