Ar condicionado: “fã” contra o “self”

Se alguma vez você se perguntou por que seu aparelho de ar condicionado planta tem uma configuração diferente do termostato fã, você não está sozinho. Além de alavancas, botões ou interruptores que controlam o aquecimento e arrefecimento ou a temperatura desejada em sua casa, geralmente há uma opção de “auto” e “fan”. As funções exatas dessas duas definições não podem ser o que você imaginar e há momentos em que uma das duas configurações pode ser adequada para uso.

Configurações “fã”

As configurações do seu ar condicionado ventilador pode simplesmente ser rotuladas de “fã”, ou pode aparecer como “on”. Isto é porque o interruptor liga o ventilador independente da temperatura que é na casa. Se você definir o termostato para 72 graus Fahrenheit (22 ° C) e o sistema de refrigeração arrefece o ar inferior a 72 (22 ° C), o ventilador não desliga automaticamente. O sistema de arrefecimento deve parar quando a temperatura atinge o nível desejado, mas a ventoinha irá continuar a rodar e circular o ar através da casa fazer indefinidamente.

“Auto”

O ajuste “Auto” no seu condicionador de ar é o mais comum em sistemas residenciais. Essa configuração faz com que o ventilador apenas funciona quando o sistema está esfriando. Quando o “auto” definir a temperatura desejada seja atingido em casa ele que vai pedir o ventilador pára simultaneamente com o sistema de arrefecimento. Esta definição economiza energia, como o ventilador não está em uso quando não é essencial para manter o ajuste de temperatura. As chances são de que essa configuração é o que você quer selecionar a maior parte do tempo.

Qualidade do ar

Uma das principais razões por que as pessoas deixam o ventilador funcionando constantemente é melhorar a qualidade do ar na casa. À medida que o ventilador roda, não só sopra ar através das condutas e para fora dos registos, é também aspira o ar e passa-o através de um filtro. O filtro retém partículas de poeira e outros detritos impedindo que o ar continue circulando pela casa. Quando o ventilador para, ele permite que a poeira assentar e não pode ser filtrada para fora da sala interior da casa. Deixando o ar condicionado “fã” ou “sobre” o ar é filtrado e melhorar continuamente a sua qualidade enquanto opera a uma velocidade baixa. Quando no modo de arrefecimento, o ventilador começará a uma velocidade maior.

Potenciais problemas de motor

A menos que você tem um sistema de ar condicionado concebido para operar em modo “fã”, você não pode querer usar a configuração muito frequentemente. Além de usar a eletricidade extra, os motores dos ventiladores não são construídos para suportar o uso constante, tornando-se desgastar prematuramente e teria de substituí-los com mais frequência.

Leave a Comment